Céu e Terra, manifestação da vida

Céu e Terra, manifestação da vida.
Acrílica sobre tela - 50x70

 Na cultura e pensamento chinês o Céu representa o imaterial, o criativo que influencia e molda a matéria. É o aspecto Yang e sutil do Universo. A Terra corresponde ao material, ao receptivo que gera e dá forma. É o aspecto Yin.
Yin e yang se unem constantemente, num movimento pulsante, fazendo surgir a energia criativa que dá vida a tudo que está a nossa volta, e todo ser vivo possui, nos seus centros de energia, esta energia original da vida doada pelo Céu e pela Terra. Este sopro de energia vital constitui-se no que possuímos de verdadeiro e original.
Nesta mágica união o ser humano é considerado o elo de ligação entre o Céu e a Terra, pois tem os dois centros em si: o yin da Terra concentrado em seu ventre e o yang do Céu no cérebro. Essas duas forças tem no coração do ser a representação de sua união. Quando relaxamos ou meditamos, o Sol desce e ilumina a nossa Terra, esta é a união do yin e do yang no ser, gerando em nosso corpo nova energia, que quando concentrada e plena, nos revigora, renovando nosso sangue, nossas células, suprindo nosso cérebro, nossa energia espiritual e a saúde do nosso corpo físico.
Observe o movimento de rotação da Terra, ele constrói diariamente o frescor de vida nova, é como se a Terra estivesse renovando o ar, impregnando novo frescor a todas as coisas, pois a maior virtude da natureza é fazer nascer vida nova. Nesta observação aprendemos o caminho da espontaneidade, pois pertencemos à natureza, e assim nos renovamos, nosso espírito fica límpido, e desta forma se desenvolve em nós o amor pela natureza e pelo todo. E é ligando-se à Natureza, cultivando a natureza criadora, que possuímos por naturalidade, cultivando o amor no coração, que retornamos à pureza do ser, o encontro com nosso Eu Superior.

O Universo, em circulação incessante, constrói.” – princípio do Tai Chi Chuan

O homem está com os pés na Terra e a cabeça voltada para o Céu.

A união da energia do Céu com a energia da Terra, do masculino com o feminino, do espírito com a matéria, faz romper a fronteira do ego dentro do ser e o transforma em um ser universal. Por isso, sinta o Céu e a Terra dentro e fora de você. Esta forma de ver as coisas está no micro e no macro e só assim perceberemos que não estamos isolados de nada, e que o fluir da energia, da vida, é cíclico.


Paula Fraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário