Flores - A Semente da Vida

As flores são uma das manifestações mais belas da mãe natureza, captando e embelezando nossos sentidos, tanto racionais quanto irracionais. São uma doce tentação para os propósitos da vida, atraindo seus polinizadores através do uso dos mais simples aos mais sofisticados recursos, tais como sua beleza, cor, aroma e néctar.
Desde tempos imemoriais o ser humano percebeu a atratividade e a beleza das flores, as quais são usadas para exaltar a beleza tanto de pessoas quanto de lugares, fato que cria uma sinergia entre atitude e sentimento. A partir deste sincretismo do comportamento humano tem início o “código das flores”, ou seja, a busca por uma forma de expressar as atitudes e os sentimentos através das flores.
Foi no Oriente o marco inicial da linguagem das flores, passando através dos séculos pelos Egípcios, Idade Média, Renascimento, chegando até a época do mais puro e fino Romantismo, para na era Vitoriana tornar-se um completo compêndio de significados e símbolos, fazendo consolidar com todo o seu esplendor e força o antigo recurso de se fazer falar através das flores.
Ali, onde as percepções prevalecem sobre os sentidos, onde a beleza e o Universo estão acima das palavras, é onde se inicia a participação das flores e sua linguagem. Seu significado é tão amplo que ultrapassa os limites do simplesmente ou apenas amoroso. As flores fazem parte da lembrança de bons momentos e das principais celebrações da vida, elas tem o poder de transformar e são uma maneira não verbal de enviar mensagens.
Assim, apresento a seguir trabalhos onde a percepção e o sentimento os farão desfrutar do sensível e mágico “código das flores”.

Paula Fraga






3 comentários:

  1. Que lindo, parabéns Paula!!!!!!

    Tens muito talento!

    Bjãooo

    Ana Paula Assmann

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns. Soube usar muito bem cada palavra. Teus quadros estão excelentes!

    Daniel Daza

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!
    Seja bem-vinda ao fantástico mundo dos blogs... Adorei o 1º Post, chego a te enxergar em cada palavra.
    Beijos Vane

    ResponderExcluir